Como Conseguir Parcerias – Parte II

Olá meus amores, tudo certo por aí? Espero que sim. Faz algum tempo que escrevi um post acredito que bem básico e completo pra quem quer conseguir parcerias, se você ainda não leu pode ler ele aqui. Hoje o post segue essa mesma linha e vou dar mais algumas dicas pra você finalmente conseguir sua tão sonhada parceria.
Muitas blogueiras sonham com o dia em que vão fazer um vídeo ou um post sobre seus recebidos não é mesmo? Recentemente o Noite de Outonoconquistou parcerias com diversas editoras e até mesmo uma lojinha e isso me deixou muito feliz. Por isso nada melhor que passar todo meu conhecimento (que não é muito) adiante não é mesmo? Vamos lá:
ENTRE EM CONTATO
A primeira dica que eu dou é, meta a cara, isso mesmo. É como diz aquele ditado “quem não arrisca, não petisca” e é bem por aí, é legal quando a empresa entra em contato com você? Sim. Mas não fique esperando tudo cair nas suas mãos fácil assim. Envie e-mails para as empresas, entre mesmo em contato.
QUANDO É O MOMENTO CERTO DE IR ATRÁS DE PARCERIAS
Não existe um “momento certo” para se entrar em contato com empresas, o que existe é um bom senso. Você precisa avaliar se o seu blog tem algo a oferecer pra essa empresa, se os seus números são tentadores e vantajoso, não precisa necessariamente ser um número exorbitante mas seu blog precisa ter algo a oferecer as empresas.
VISITE BLOGS DO TAMANHO DO SEU
Uma dica bacana é conhecer blogs mais ou menos do tamanho do seu blog e ver se ele possui parcerias, as empresas que fecham parcerias com blogs parecidos com o seu e entrar em contato com essas empresas também.
VOCÊ VAI RECEBER NÃO
Não sejamos ingênuos de achar que todas as empresas vão falar sim logo de primeira (pode acontecer, mas é mais raro). Eu mesma perdi a conta do tanto de NÃO que eu já recebi, mas o importante é não desistir e continuar tentando até conseguir, tem empresas que nem respondem o seu e-mail, mas é como diz aquele ditado “Quem acredita sempre alcança” (hoje eu tô trabalhada nas frases de efeito).
NÃO SEJA CHATA
Se você recebeu um não de uma empresa é porque os números que seu blog apresenta atualmente não estão agradando aquela empresa, não adianta mandar um novo e-mail para a empresa a cada novo seguidor ou nova visualização do seu blog. Aguarde até que seu blog cresça o suficiente para agradar aquela empresa.
NÃO FAÇA A LOKA DOS EMAIL
Miga, não força a amizade mandando e-mail pra TODA empresa que você vê por aí, se seu blog é literário do que vai te servir uma parceria com uma loja de ferramentas? Sério, parcerias não são só uns banners bonitinhos que você coloca no seu blog e começa a receber coisas de graça na sua casa não. Parceria é responsabilidade, você precisa fazer um post bonito e bem feito apresentando a empresa, se ganhou produtos pra resenha você precisa fazer uma resenha bem feita e sincera sobre aquele produto. Enfim, parcerias são acordos entre duas partes, e as duas partes devem sair ganhando desse acordo.
COMO DEVE SER ESSE EMAIL?
Essa com certeza é a pergunta campeã, todo mundo quer saber como escrever um e-mail solicitando parcerias a uma empresa. Bom primeiramente vamos supor que a MARIA quer fazer uma parceria com uma editora x, o e-mail da Maria seria mais ou menos isso:
Olá, me chamo Maria, moro na cidade x, sou dona/ escrevo no blog x. Em meu blog abordo os seguintes assuntos: (literatura, TV e séries, etc). Atualmente o blog conta com x seguidores, além de x no Instagram, x no canal do Youtube e x na Fanpage. O blog ainda conta com uma média de x visualizações diárias. Poderíamos conversar melhor sobre minha proposta?
Aguardo contato,
Grata,
Maria.
Obviamente esse e-mail pode/deve ser completamente modificado e preenchido de acordo com a realidade do seu blog.
COMO FUNCIONAM AS PARCERIAS COM BLOGUEIRAS INICIANTES?
Geralmente as empresas fecham parcerias com blogs menores através de permutas, ou seja, a empresa manda um de seus produtos pra que você possa resenhar e/ou sortear no seu blog. Dessa forma as duas partes tem benefícios, a empresa recebe divulgação e a blogueira recebe produtos que serão conteúdo de publicação.
Para as empresas ainda não é vantajoso um pagamento por um publipost por exemplo, pois o público ainda está se desenvolvendo. Para começar a cobrar por uma postagem seu blog precisa ter pelo menos mais que 500 acessos diários.
TÁ, MAS EU QUERO SABER QUANTO COBRAR POR UM POST
Isso é bem simples, aqui nessa calculadora do Sernaiotto você consegue calcular quanto vale um post seu com base nos números do seu blog. No caso do Noite de Outono que ainda é um bebe blog, meu publipost vale R$60,00, obviamente eu poderia aumentar esse valor ou diminuir também se fosse o caso.
COMO NÃOPEDIR PARCERIA
Miga, já falei aqui, não força amizade. Por todos os deuses NUNCA faça as coisas que vou listar abaixo porque além de diminuir drasticamente suas possibilidades de sucesso (quase anular, se não anular) fica super feio pra você. Além de te manchar, mancha a imagem do teu blog:
– Nunca pedir parceiras por comentários em fotos (Instagram, Facebook) ou comentários no blog da empresa se ela tiver.
-Mandar um e-mail estúpido do tipo: “faz parceria amore?”, “manda suas produtos pra eu testar”.
-Mentir números do seu blog (seguidores,acessos, etc).
Espero que esse post tenha ficado completo e tenha ajudado você. Se você gostou, tem alguma duvida, sugestão ou elogio por favor comente aqui em baixo pra me incentivar a continuar com essa categoria aqui no blog. Não se esqueça de curtir a nossa Fanpage pra ficar por dentro das novidades. Um grande beijo e até mais.

26 comentários em “Como Conseguir Parcerias – Parte II

  1. Amei as dicas Jéss, vou salvar no meu favoritos, o NÃO é inevitável né, nem sempre nosso blog agrada a todas as lojas, assim que tomar coragem vou começar a tentar parcerias 🙂

    Curtir

  2. Olá lindona!!!Estava precisando ler esse post.Essa calculadora é a salvação!!! rsrsNão sei cobrar nada.Amei as dicas, são perfeitas para quem deseja iniciar parcerias.Obrigada pela dedicação e tempo de criar esse post.beijos.www.meumundosecreto.com.br

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s